7 de sept. de 2011

O falcão que voou além do céu


Em Peru nós vemos muita televisão chilena pelo cabo, para o que as figuras de Televisão Nacional de Chile(TVN) não são ignoradas para nós. Em meu caso, me enganchei muito mais a partir do terremoto terrível de 8.8 graus e tsunami posterior que chicoteou nossos vizinhos do sul em fevereiro do 2010. Toda vez que eu pude me informei das últimas notícias em TVN. Então eu descobri um programa encantador pela manhã: Buenos Días a Todos, dirigido por Felipe Camiroaga, bonito e talentoso. Eu soube dele porque ele era o bom amigo do escritor peruano Jaime Bayly, e a verdade o estilo de condução dele estava sóbrio e divertindo ao mesmo tempo. Felipe sempre estava presente em eventos importantes, como o festival de Viña del Mar e o salvamento dos 33 mineiros.


Sábado 3 de setembro ele estava viajando para a ilha Juan Fernández ver o progresso da reconstrução depois do terremoto e tsunami do 2010. Vinte mais pessoas viajaram com ele, entre eles 4 pessoas do time de produção do programa. O clima inclemente não permitiu que o avião pousou, e a fatalidade causou que o avião esmagou no mar. Só foram salvados quatro corpos, e embora cem de tropas procuram os restos das outras pessoas desaparecidas, qualquer coisa assegura que eles estarão opondo.


Felipe Camiroaga era conhecido como o falcão, um homem amoroso da natureza e a ecologia, de tendência socialista, muito querido e respeitou no Chile. Era solteiro e ele não teve as crianças. A morte levou isto a ele muito jovem, e até agora mim leia o texto que ele escreveu em seu Twitter um par de meses atrás e é estremecedor: "Do ar sou eu, como todo o humano, do grande vôo terrível e eu estou aqui passando às estrelas". Uma vez mais Deus é levado primeiro a pessoas boas. Agora o espírito dele voa livre e feliz, como os falcões para esses que ele amou tanto.